quarta-feira, 23 de maio de 2018

DISSECANDO O FILME GUERRA INFINITA!!





















LEIA COM ATENÇÃO --- contém SPOILERS!!! 
----O ideal é que leia somente aqueles que já viram o filme---- 

1) O grande propósito do Thanos é juntar as joias e dizimar metade do universo. Eis um plano monstruoso que qualquer pessoa em sua sã consciência jamais concordaria em aceitá-lo. Certo?
Pelo contrário. Fauce de Ébano (um dos seus quatro lacaios) chega a ser tão submisso à Thanos que costuma discursar pras vítimas que elas deveriam sentir honra em aceitar a morte perante sua grandeza. Opa! Primeiro efeito psicológico do filme, sem contar um fabuloso diferencial. Com secretários (ou generais) chegando antes de Thanos pra moldar toda uma atmosfera (através de estratégias de manipulação mental), o Titã Louco já pode ser considerado como um dos maiores personagens de quadrinhos já construídos e bem aproveitados para o cinema!

Agora imagine Thanos chegando à Terra sem esse apoio inteligente (ou ninguém discursando sobre suas intenções)? Hum... Acho que a trama teria ficado tão banal, tão vazia e tão sem originalidade quanto aquele tal de Lobo da Estepe em Liga da Justiça. Entenderam?

2) Hulk avança sobre Thanos que revida com uma surra rápida e dolorosa. Pow! Crac! Brum!
Muita gente achou ruim tamanho episódio a ponto de acusar a Disney de ter deixado o verdão molenga ou patético. Calma! Hulk havia acabado de sair de um planeta onde era aclamado como um Deus e tinha tudo aos seus pés. Sem contar que, além de lotar a arena, o público do cara promovia até carnaval de rua em sua homenagem.  Enfim, cheio de ego, de marra e de alta confiança, Hulk sentia-se um "o" oponente insuperável ao longo de 10 anos de filmes da MCU. Reparem só. Nesses mesmos 10 anos Hulk levou apenas alguns murros do Abominável e da Hulkbuster (com Stark dentro). ENTÃO, essa é a primeira derrota do cara!!!
Ao retornar pra Terra (da forma mais imprevisível possível), só restou ao coitado se esconder na própria vergonha. Veja a luta no link: (goo.gl/H72c65)

Têm mais. Recentemente os irmãos Russo explicaram que o motivo do Hulk não ter mais aparecido no restante de Guerra Infinita foi que, sempre quando a situação ficava crítica, o cara se transformava e pronto! Problema resolvido! Mas e aí? Como ficava a situação de Banner? Ele sempre estava fugindo com um covarde? Então, Guerra Infinita meio que dá uma chance para que Banner mostre o seu valor. Pois fazer um esforcinho de vez em quando não mata ninguém né? Ele até fez, embora eu ainda prefira minha versão.


3) Wong e Dr. Estranho aparecem discutindo sobre um possível lanche a ser comprado.
Lembra do Dr. Estranho criando cerveja pro Thor? Será que Wong não poderia ter feito o mesmo só que com comida? Aliás, não lembro se ele tem os mesmos poderes do Dr. no quesito "manipular qualquer materia à sua vontade". E não sei também porque o Dr. Estranho simplesmente não criou um lanche pra ele e pronto. Ou porque Wong não criou o seu próprio dinheiro. Enfim, essa cena é absolutamente ótima por um único detalhe: mostrar apenas os dois magos dando um belo exemplo de honestidade. Afinal, um tem dinheiro e o outro não.

4) Antes da invasão acontecer em Nova York, Stark conversa com Pepper sobre um possível filho que ele havia sonhado. Stark e Pepper, apesar de se darem bem como um casal, vivem sempre em momentos conturbados (ela cuidando da empresa, ele brigando com os Vingadores) e, por essa razão, são poucas as cenas em que os dois compartilham momentos de intimidade. Já em Guerra Infinita, bastou dois minutos pra mostrar ao público como andas a relação entre os dois.

5) Enquanto discutem, Dr. Estranho chama Tony Stark de... BOÇAL? Peraí! Se existe algum boçal nos filmes da MCU, pra mim, era aquele médico que só se tornaria Mago Supremo depois de muito apanhar na vida. Pois num é que a coisa mudou? Dr. Estranho apanhou mesmo na vida e atualmente (ou como visto na cena com Stark) sua arrogância e o seu ego inflado foram substituídos por compreensão e humildade. Muito bom.

6) Os Guardiões da Galáxia encontram Thor vagando pelo espaço e daí surgem os primeiros contrastes entre personagens de universos diferentes. Aliás, mesmo ambos sendo do Espaço
é extremamente incrível como suas diferenças (através dos diálogos e posturas) são bem construídas. Detalhe: isso seria apenas o começo pro que ainda estaria por vir.

7) Quando Visão e feiticeira são surpreendidos pelos lacaios de Thanos surge a trindade do Cap. América pra intervir. O grande detalhe da cena é que essa mesma trindade (Capitão, Viúva Negra e Falcão) amadureceu muito desde o filme Guerra Civil. São claras as cenas em que eles demonstram cautela, preparo e estratégia diante das situações. O próprio Capitão, por exemplo, aparece como um líder calmo que mal fala e quando fala chega a soar mais firme do que Ninck Fury quando estava na SHIELD.

8) Cap. América e seus seguidores chegam À Wakanda pra discutir no laboratório do
Pantera Negra. A partir daí são mais contrastes de personagens em diálogos muito bem
tramados. Shuri, Banner, Tchalla e Feiticeira nunca estiveram juntos e o filme trata
essa ideia bem ao posicionar cada personagem com o seu diálogo pessoal.
Shuri: — Vocês querem fazer [isso], [isso] e [aquilo] com o Visão?
Banner: — Sim...
Shuri: — Por que simplesmente não tentaram [isso]?
Banner: — É que a gente... NÃO TEVE ESSA IDEIA! Dãmmmmm.
Detalhe: Bruce Banner é um dos maiores físicos e cientistas do mundo. Shuri é "apenas" a irmã casula do Pantera Negra.

9) Os Guardiões da Galáxia escutam uma espécie de palavrão do Groot. Essa cena  foi feita pra quebrar o clima pesado do filme, já que crianças e pré-adolescentes fazem parte da plateia. Groot está no meio termo entre os dois. Gosta do seu vídeo game (ele aparece jogando Defender de 1981), é meio bagunceiro (quarto sujo, etc...) e vive respondendo aos membros mais velhos dos Guardiões. Então, depois de uma entrada memorável do Thanos, com direito à derrota do Hulk e as mortes do Randall e do Loki (UFA), nada como aliviar a tensão com essa cena um tanto... familiar.

10) Thanos é um vilão tão foda que certas atitudes de seu feitio fizeram as pessoas criarem carisma e admiração pelo mesmo, ao invés de ranço ou indignação. Ou seja, TEM CRIANÇA GOSTANDO DO THANOS. Pois ele é o grande personagem do momento.
1° exemplo: Depois de fingir de morto pra Gamora, Thanos poderia ter dizimado os Guardiões da Galáxia sem pena. Mas não! Além dessa atitude fazer de Thanos um inimigo comum, quebraria totalmente a construção do personagem ao longo da trama.Ou seja, Thanos optou em ignorar a equipe como meras baratas diante de seu enorme plano. E foi embora!
2° exemplo: Thanos rapta Gamora na intenção de que ela revele onde escondeu a Joia da Alma.
Preparem-se pro padrão Marvel de qualidade: Thanos sabia que Gamora e Nebulosa haviam feito as pazes. Então ele optou em partir, dessa vez, para o lado psicológico. Nebulosa é esticada à força diante de Gamora (que grita, chora e se desespera). Para nós, o público, os dois filmes da franquia surgem na mente de imediato. Afinal, em Guardiões 1 Gamora e nebulosa passaram a trama inteira se odiando. Já em Guardiões 2 as duas esquecem as divergências (lá pela metade do filme) e ficam "amigas". Nem que seja apenas por um breve período de tempo. Caramba! Então você pensa: "Será que elas já vão se separar de novo?". "Nebulosa vai morrer?" "Gamora vai ficar sozinha?"... Só restou a Gamora fraquejar e ceder o que ele queria.
Bela covardia da parte do Thanos! Sim! Thanos é covarde, impiedoso, cruel, etc, etc...
QUANDO a situação permite ser. Foi o que ele fez com a nave asgardiana e foi o que ele fez no final do filme quando trucidou literalmente todos os heróis até chegar perto do Visão - A última joia a ser conquistada. Só aquele murro que Thanos dá no Cap. América enterra de vez toda moral que mantinha o Coringa como o maior dos vilões no cinema!  Lembrando que o palhaço do crime mantinha sim esse título... MESMO que entre as suas "grandes" façanhas se encontrava aquela medíocre cena em que ele veste uma saia só pra explodir um hospital vazio!

Frase foda que Thanos diz pra Gamora no decorrer da cena:
— Filha, comigo você aprendeu sabiamente a guerrear, mas nunca a mentir.
Caralhoooo... que foda!

11) Os Guardiões encontram dessa vez os Vingadores (na verdade, Homem-Aranha, Dr. Estranho e Homem de Ferro) e logo vêm mais divergências entre os personagens. É incrível como tudo fica de uma forma perfeita e complexa ( "Eu sou Peter... ah, não estamos usando nossos nomes verdadeiros... então, eu sou o Homem-Aranha!"). Outra: ("Eu passei 6 anos com o Thanos dentro da cabeça (Tony Stark), então se a gente levar ele pra Terra não vamos vencer! Que tal se a gente lutasse com ele no seu território? Seria uma surpresa pro cara não é? etc etc..."). Rapaz... só um gênio como Stark diria uma frase tão instigante e fenomenal assim e só uma produtora como a MCU pra pensar dessa forma. Fácil? Bom... se realmente é, então por que a Liga da Justiça não consegue acertar nesse quesito?
Exemplo: "Eu sou rico" (Bruce Wayne).

12) Thanos e Gamora chegam ao planeta onde está a joia da Alma e
são recepcionados pela maior ponta solta da história da MCU. Afinal de contas,
onde foi parar o Caveira Vermelha depois de Cap. América 1?  Morreu, não morreu,
sumiu, foi pro limbo? Bom, o Caveira ressurge como protetor da joia e isso não só
"remendou" um buraco de 10 anos na cronologia como, pela recepção, a postura e
o desafio que ele apresenta à Thanos faz dessa joia a mais tensa e sacrificante à ser conquistada.

13) Thanos é bruto, louco, assassino e... pai. Eu duvido que exista alguém que não tenha pensado em chegar pro seu pai depois de ver o filme pra perguntar: "Pai, o senhor teria coragem de me sacrificar por alguma coisa do seu interesse?". Eis o lance psicológico novamente. Se Thanos não soltasse uma lágrima pra Gamora segundos antes de matá-la, todo mundo acharia a cena normal já que ele não passa de um ser com os 3 adjetivos citados no começo do tópico. Não... chorar fez de Thanos... humano! E isso faz com que você automaticamente lembre que também tem pai.
Mais. Se o roteiro investisse em qualquer outra teoria sobre a joia da alma, Gamora continuaria viva e isso só traria mais aporrinhações pro seu pé do ouvido. Agora ou num futuro próximo.

14) Gamora se foi mas.. e aí? Como seria um último diálogo entre ela e o Thanos, já que foi preciso que a pobre morresse pro Titã chegar ao seu objetivo? É aí que entra mais um padrão Marvel de qualidade. O resto do filme se desenrola até o último instante em que Thanos dizima metade do universo, PLIM! E qual a primeira cena depois disso? Uma visão do desgraçado diante de ninguém menos do que a própria Gamora na versão criança. Aquela em que ele conheceu. Pra mim, essa cena é o ápice do ápice do filme.
— Oi! Pai, conseguiu o que você queria?
— Sim...
— E o que isso lhe custou?
— TUDO!!
Fora que... olha a lógica em relação ao mundo REAL.
Quantos ricaços e milionários pelo mundo não sacrificam (ou já sacrificaram) parentes, irmãos e
semelhantes em geral pelo bem de sua mais cobiçada ambição??? Tcharãm!
A ficção imita a realidade. A realidade imita a ficção.


15) Thanos chega em Titã e encontra o Dr. Estranho sentado lhe esperando. Reparem só.
O cara tinha acabado de perder a filha em uma decisão pra lá de filha da puta. Mas mesmo vendo que seu lacaio mais inteligente havia também morrido e que daria trabalho arrancar a joia da Realidade do Dr. Estranho, Thanos sequer esboça preocupação ou injúria. Não. Se caso avançasse loucamente em cima do Dr. Estranho distribuindo porrada pra todo lado, aquele mesmo conceito concreto do personagem (controle e inteligência emocional) se perderia na cena. Pelo contrário! Thanos respira, olha ao redor, apoia a mão na perna e puxa uma conversa inteligente. Essa conversa inteligente é que acaba relatando em detalhes o seu terrível plano a ponto de ainda mostrar o que ele fará caso tudo termine. "Bom, eu finalmente descansaria pra ver o pôr do sol". Mais perfeito impossível.

16) Sobre esses argumentos de Thanos, vamos lá: muita gente questionou do porque ele, ao invés de dizimar metade do universo, não optou simplesmente em dobrar ou triplicar seu tamanho... Tipo, mais recursos, mais soluções pros problemas. Sim... só que, obviamente, além dos problemas se repetirem novamente daqui a uns anos (as pessoas continuariam nascendo e consumindo né?), basta tomar o caso do nosso planeta como exemplo. Sabia que em toda a Terra apenas 1% da população obtêm toda a riqueza dos demais? E esses 99% é que formam a desgraça do mundo? Doenças, superpopulação, violência, desperdício, poluição, miséria, lixo, lixo e lixo... Segundo estatísticas já consumimos 3 vezes mais do que as indústrias conseguem produzir e já consumimos absurdos muito além do que o Planeta Suporta... Ou seja, vivemos há tempos em um planeta que mais parece uma panela de pressão prestes a explodir. Qual seria a solução?
Primeira realidade: NUNCA na história das galáxias os 99% poderiam optar no que fazer!
Então é lógico que essa tarefa cabe aos 1 % decidir.
Segunda realidade: Se caso esse dia chegue os 1% teriam que escolher entre dizimar metade da população (com algum vírus ou alguma guerra) ou pensar numa solução que favoreça todo mundo da melhor maneira possível (dividindo seus bens seria uma boa)
A pergunta é: Você já viu qualquer poder que seja dividindo alguma coisa? Ponto pro Thanos!

17) Muita gente criticou o fato do Pantera Negra pouco aparecer em Guerra Infinita.
Lógico. O filme solo do cara ainda está em cartaz em alguns lugares do Brasil e do Mundo.
Abrir espaço pra mais Pantera seria no mínimo repetitivo ou inconveniente demais. Sendo que...
em Guerra Infinita o cara troca uma ideia com a chefe das mulheres guerreiras, troca uma ideia com sua irmã no laboratório, prepara uma defensiva contra o ataque, troca uma ideia com o único líder de Wakanda que ele vivia intrigado e luta com os chamados Outriders (monstros de 4 braços que servem de bucha de canhão pros lacaios de Thanos). Quer mais que isso?

18) Essa é pra calar a boca do babaca conhecido como Danilo Gentili. Assim como Anitta, que ganhou dois minutos ao criticar o filme (link: goo.gl/gFz6CU), o imprestável e ridículo apresentador
se prestou a postar que Natasha Romanoff, ou Viúva Negra pros íntimos, não teria cacife pra encarar uma horda de alienígenas como ela fez na batalha de Wakanda. Quê? Oh berel! Quer aparecer? Dizer uma merda dessa faz de você um traste que não assistiu Vingadores 1 né? Já que Natasha, lutou, matou e até pilotou uma das naves dos Chitauri (alienígenas que invadiram Nova York a mando do Loki) no filme. Então, essa batalha foi apenas um serviço mais ou menos "repetido" pra ela.. Sei não viu... tem gente que realmente gosta de passar vergonha. Detalhe: isso poderia ter sido evitado SE...
1) Esse idiota conhecesse as HQs da Viúva Negra - principalmente aquelas em que ela
faz parte dos Vingadores.
2) Esse idiota fizesse uma pesquisa sobre a personagem no Google...

19) Eis a mais dramática de todas as mortes, a do Homem-Aranha! Só porque ele é o mais jovem? Nãooooooo...  apenas porque Bucky, Pantera, Falcão, Feiticeira, Os Guardiões... todos eles viraram pó sem fazer escândalo ou desespero. Apenas ficaram calados com cara de espanto e silêncio. E esse espanto e silêncio serviu bruscamente como forma de "lance psicológico fodido" pra quem assistia. Eu garanto que você mesmo só conseguia pensar: "Carambaaaaa..." ou "Caralhoooooo...", dependendo do seu estado emocional... Em consequência disso o que aparece em seguida? Apenas UM personagem pra resumir todo o horror daquela situação: "Não quero morrer, Não quero morrer, Não quero morrer...". Duvido que alguém dentro do cinema não tenha ficado sem chão depois disso.

20) CENA PÓS-CRÉDITO:
Um dos maiores rumores em relação aos Vingadores 4 é a de que Nick Fury tenha
enviado uma mensagem pra Capitã Marvel no passado. Tá doido? Comeram cocô?
Passado de quê, ó criatura? Só porque o filme da mulher se passará nos anos 1990 não quer dizer que a mensagem foi enviada pros anos 1990. Ele simplesmente não pode ter continuado amigo dela até HOJE não??? Aliás, Pantera, Dr. Estranho, Homem Formiga, Cap. América 1, 2 e 3... nenhum desses filmes começaram no presente. Todos tiveram seus passados e no decorrer da trama terminaram nos dias atuais. Por que Capitã Marvel tem que ser diferente? Que raciocínio é esse?
Além do mais, a logomarca que aparece confirmando o envio da mensagem é do uniforme atual!
A - T - U - A - L !!! O mais provável que aconteça, eu vou dizer:
1) Thanos conseguiu reunir todos as joias que ele precisava, OK, MAS o filme já começa com ele em posse da joia do Poder! Aquela mesma que estava sob a proteção da TROPA NOVA. Quê? Como assim? Como ele pegou? Cadê essa cena? Vai ficar por isso mesmo? O filme continuou e não mostrou mais nada... :/
2) Será que todos aqueles personagens que apareceram no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia e que fazem parte do planeta Xandar foram simplesmente exterminados, esquecidos, excluídos e pronto? Não pode... e a minha teoria vai além:
É muito provável que apareça no filme da Capitã Marvel algum flashback (ou cena mesmo!) mostrando como Thanos pegou essa joia!
Simmmmmmm! Thanos retornaria no filme da moça poucos meses antes dos Vingadores 4 só pra atiçar mais a galera. Já pensou? E isso deixaria a cronologia redondinha, redondinha... SIM!

Imagine: Thanos apareceria destruindo Xandar pra pegar a joia e logo depois a Capitã Marvel apareceria (no meio dos escombros ou não) recebendo a mensagem do Nick Fury! Tudo isso, lógico, seria apenas no final do filme (dias atuais) já que a origem, o treinamento e as demais surpresas se passariam (como foi divulgado) nos anos 1990! A capitã poderia até levar uma surrinha de leve e em Vingadores 4 ela atacaria com tudo (vingança!!!). Massa né?

Pois é! Chega logo 2019!!!
;) FIM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário