terça-feira, 29 de dezembro de 2020

FILMES, SÉRIES E DOCUMENTÁRIOS QUE ANDEI ASSISTINDO:

THE BOYS
SÉRIE
Primeira temporada: 8 episódios (2019)
Segunda temporada: 8 episódios (2020)
Eles estão lá e são propositalmente cópias dos personagens que iludem e sobrevivem há décadas.
Capitão Pátria é um mistura de Steve Rogers com Superman - porém, filho da puta pra caralhoooo... Trem Bala é tipo um Flash pau no cu. Tem também AguamanMulher Maravilha e até uma versão teen do Thor... mas sabe o grande diferencial? É movido a politicagem escrota e brigas de ego na porra toda. Alias, "porra", "puta que pariu" e "que merda é essa?" é o que eles mais falam. E isso até esconde um ou outro furinho de roteiro - pois tudo fica mais natural. Mais realidade. Mais esse nosso mundo comercial, selvagem e repleto de mentiras. 
Super herói fofinho e amiguinho das crianças?
Essa ideia vai sumir da sua mente quando assistir The Boys. E a segunda temporada é mais insana ainda.

CORINGA - Coloque um sorriso no rosto (2020)
DOCUMENTÁRIO
35 minutos
Geralmente documentários sobre super-heróis são 99% feitos de coisas que todo mundo ja sabe. Nunca fui fã, mas enquanto fuçava pela internet achei esse do Coringa pra baixar e... vou te dizer. É bom, simples e bem feito. Tá que tem um monte de coisas SIM sobre o terrível palhaço do crime que eu sabia há mil anos - mas até que tudo seja explicado de uma maneira foda (a quantidade de imagens do personagens ao longo é surreal) existem vários pontos de vista sobre as várias fases do cara - incluindo o impacto por conta do código de ética que a censura empurrou nos anos 50/60 e os estilos de vida de cada época (moda, comportamento, mais censura...). Sim. A cronologia vai até o ultimo filme no cinema, mas o melhor mesmo fica por conta dos pequenos depoimentos de escritores e desenhistas - não só da DC como também da Marvel (Stan Lee). Esses gênios da nona arte, aliás, representam o 1% do meu ranço sobre documentários de heróis - Já que tudo que eles fazem é se gabar (alguns acham que não precisam mais fazer nada na vida depois que sua graphic novel entrou pra lista dos clássicos).
Porém, nesse material, é divertido ver todos eles gaguejando ao tentar explicar porque o CORINGA é considerado o maior e melhor vilão de todos os tempos. Foda.....

Mandalorian
SÉRIE
Primeira temporada: 8 episódios (2019)
Segunda temporada: 8 episódios (2020)
É incrível a diferença entre Mandalorian e os últimos filmes do Star Wars. São duas, por sinal. Qualidade excepcional e ritmo tenso. Mandalorian não veio só pra vender boneco. Ele é a própria resposta para o tão pouco que sabíamos sobre Yoda. Uma série simples e direta que usa apenas os diálogos necessários enquanto abusa nos cenários e personagens. Quantos easter eggs e referências... Aí sim! Isso é STAR WARS que preste e não aquela bomba do Han Solo (além do Ascenção Skywalker) que me deixou anos com um desgosto pela franquia. Mas ainda bem que - de vez em quando - alguns roteiristas saem da zona de conforto (pra não dizer "criam vergonha na cara") e voltam a fazer algo que preste.

Guerra das Colas (2020)
DOCUMENTÁRIO
84 minutos
Muita gente acha que, só porque a Coca-Cola manda atualmente no pedaço, ela nunca passou sufoco nas mãos da "ingênua" Pepsi. Rapaz, passou e não foi pouco. Durante as décadas de 1970 e 1980 as duas bebidas mais conhecidas do planeta trocaram farpas insanas, explícitas e brutais - que envolveram do Michael Jackson a NASA - fora a ideia tosca da Coca de mudar sua fórmula (Ops! SPOILER!!!).

São muitos os comerciais ao longo da edição- todos ricamente detalhados e divididos pela própria rivalidade.
Enfim - GUERRA DAS COLAS é genial. Uma aulinha de história contada por especialistas, gênios e chefões que viveram à época.
Não precisa gostar de refrigerante pra assistir, pois é somente um documentário pra ficar por dentro de fatos e curiosidades. Ou seja. Coisas essenciais pra não passar vergonha nas mesas de bar. Ou nas Ceias de Natal...

MONSTRO DO PÂNTANO
SÉRIE
Primeira temporada: 10 episódios (2019)
Eu nem sabia que a série do MONSTRO DO PÂNTANO já tinha sido lançada quando me deparei com a primeira temporada completa pra download. Baixei no escuro, claro. E quer saber?
Apesar do ritmo truncado e de alguns furinhos no roteiro, essa tal aposta (pra não dizer obscura) da DC Comics (que vem sendo a PEPSI dos quadrinhos no cinema) até que é bem convincente. Desculpe a rima, mas envolvente é a palavra. Tem trama policial, conspiração, mistério, politicagem, ciência, cultura caipira americana e... TERROR! Putz! Nesse quesito, aliás, vários episódios chegam a ser mais tensos do que porcarias como o novo Chucky (Brinquedo Assassino) ou DRIVE THRU - Fast Food da Morte (não conhece? Tá perdendo nada, meu amigo!). É que as vezes nem parece algo baseado em QUADRINHOS, as vezes nem é necessário diálogos idiotas quando o próprio silêncio já diz tudo. Discreta e obscura. Porém, elegantemente prestativa e absolutamente CULTValeu a pena SIM.

BACURAU
FILME (nacional - 2019)
2 horas e 12 min
BACURAU é bom, mas eu esperava mais. Salvo que têm umas sacadas fodas - como o lance dos motoqueiros de trilhas e o museu da "cidade" - fora a atuação impecável de Sônia Braga - mas pra quem leva uma vida vendo agressão nível HARD do cunho de Tarantino/Robert Rodriguez (fora roteiros de HQs como ESCALPO e Kick Ass), o desfecho de BACURAU é, pra mim, algo bem bobo e resumido. Faltou mais sangue, faltou mais guerrilha, faltou mais adrenalina da parte dos sertanejos que, vejam bem, sobrevivem no tal "povoado" desde o tempo do CANGAÇO. Cortar energia pra amedrontar gente do interior? Só na ficção mesmo. Já vi coisas piores na periferia onde moro.

OKJA
FILME (2017)
2 horas 
OKJA é um filme da NETFLIX que parece ter sido produzido pela DISNEY. Trata da escassez dos alimentos no mundo de uma forma melosa, mas tem ritmo (além de uma fotografia espetacular) tal e qual Meu Monstro de Estimação. Enquanto Meu Monstro... é uma fábula sobre o dinossauro do Lago Ness, OKJA apresenta ao mundo uma nova espécie de animal que produz muito mais carne do que qualquer outro bicho. Um desses bichos, que eram para serem reconhecidos como porcos (mas na verdade estão mais pra hipopótamos super legais), acaba fazendo com que uma garotinha asiática crie laços a ponto de atravessar o mundo pra resgata-lo. É... poderia ser patético (como tantas outras patetices da Netflix), mas é legalzinho porque a Frente de Libertação Animal faz parte do roteiro que oscila entre o cômico e o trágico. Além, claro, de uma lista impecável de personagens filhos da puta.
Dá, sim, pra assistir comendo bacon!

O SILÊNCIO
FILME (2020)
1 hora e 33 min
O SILÊNCIO é aquele típico filme que você não dar nada logo nos 10 primeiros minutos, principalmente se ele focar no drama de um pai que teve a filha adolescente sequestrada enquanto ele comprava bebidas num supermercado. Acontece que, 5 anos após o ocorrido, novas vítimas passam a surgir, o que vai deixando a trama interessante pois, sim, há um serial killer bem à solta numa daquelas cidades aos pés de um montanha com uma floresta enorme (estilo RAMBO 1) e o amotoado de histórias que ela proporciona faz com que O SILÊNCIO vire essa coisa tensa, cabulosa, bela e com um final digno de nota. Assista e descubra porque o tal se chama O SILÊNCIO.
Esse merece pipoca!

DESTACAMENTO BLOOD
FILME (2020)
2 horas e 36 min
DESTACAMENTO BLOOD é um filme do Spike Lee feito diretamente pra NetflixBlood é o nome de um grupo de soldados que lutaram no Vietnã e sobreviveram pra contar história. Aliás, o líder foi abatido, mas o verdadeiro motivo deles retornarem ao país asiático é pra procurar milhões em barras de ouro que os mesmos esconderam durante a guerra. E se tratando de Spike Lee, nem precisa dizer que durante todo o filme teremos curiosidades e fatos da cultura negra de uma forma primordial que só ele sabe fazer/encaixar/acrescentar/somar com orgulho. Frases impecáveis, diálogos geniais, sacadas, humor, cenas inusitadas dentro de contextos "nada haver com a história" e bala. Muita bala...
Eis um filmaço do começo ao fim.
Aliás, Spike Lee não faz filme, faz obra de arte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário