--- Prêmio Angelo Agostini ---

domingo, 19 de novembro de 2017

Liga da Mundiça


É, amigos.
Poderia ter sido o maior filme de Super Heróis de todos os tempos... mas como a desgraçada da DC remexeu, refez e adiou trezentas vezes... essa tal da Liga da Justiça resultou em um emaranhado de cenas espremidas em duas produções diferentes: Uma que traz bons diálogos interagindo à cenários reais (totalmente tradicional) e a outra, essa bem pior, lembrando explicitamente a porra de um jogo de vídeo-game. Artes finalistas e designers de merda... Vocês fizeram a maior putaria com o filme! 

Não tô falando de piadinhas e coisinhas cômicas, não.
Tô falando de erros grotescos do tipo que estragam qualquer produção. Ok. Os 30 primeiros minutos são espetaculares! Confesso. Até que enfim tiraram o Batman daquela escuridão horrível que sempre existiu ao seu redor.
Agora sim dá pra ver a cara e os movimentos do personagem e não aqueles rabiscados horríveis na tela.
Eu juro que torci na cadeira pra que o ritmo continuasse. Não só pelo Batman, mas pelo filme que estava seguindo surpreendente. Mas daí, aparece a Mulher Maravilha pra evitar uma bomba com poder de arrasar 4 quarteirões. E o que o roteirista mais "Jênio"  do ano faz? Coloca simplesmente ela jogando a tal bomba poucos metros acima do prédio. Bum! Peraí, caramba. O efeito não era pra ser o mesmo? Quatro quarteirões? PQP... E a  partir daí a coisa começa a desandar a ponto de aparecer três tipos de pôr do sol em uma única tomada de cena. Prestem atenção. É no momento em que Superman retorna a fazenda com Lois Lane. Sim, é mais do que óbvio que o Superman volta dos mortos pro filme. Mas até que o lance do bigode apagado digitalmente nem ficou tão bizarro comparado as outras merdas ao redor do personagem. Quanto tempo passou da sua morte até o momento do filme? Um, dois, três, quatro anos? Não importa... Mas por que a cabeça da estátua destruída pelo Apocalipse ainda se encontra no mesmo canto da mesma praça? Ninguém fez sequer uma limpeza no terreno e muito menos desmontou a nave de onde o monstro surgiu?

É sério isso? Batman se humilha pra recrutar o Aguaman, que esnoba o convite, mas depois aparece fantasiado só pra apanhar? E como ele apanha. Tanto numa cena tosca do caralho, que foi aquela da briga debaixo d'água, quanto na hora do pega pra capar. Aliás, as maiores cenas do filme estão nos trailers. O resto são detalhes da trama ou algumas sacadinhas que, com certeza, foram adicionadas pelo Joss Whedon. Uma delas é quando Flash nota 
(com cara de espantado) que Superman percebe, com o "rabo de olho", a sua aproximação. Detalhe: Flash está em alta velocidade. Muito bom, ah, ah... mas quebra totalmente o ritmo de processo da DC. Tipo, uma comédia dessa seria altamente impossível na época de Homem de Aço (2013). DC sombria e DC séria. Depois DC colorida e DC risadinha...

Bem, as pessoas leigas (que só curtem super heróis porque eles estampam as lojas Renner e Riachuelo) vibraram e riram das mesmas piadas mostradas nos trailers. Elas agitavam com
cada diálogo de cada personagem distinto. E isso é bom! Mas acontece que essas mesmas pessoas também notaram que Liga da Justiça estava com um roteiro mais ou menos parecido com o dos Vingadores 1 (2012). Reparem: Vingadores saiu um ano antes de Homem de Aço.
Objetos mágicos, reunião de grupo, heróis boçais, vilões do espaço, esconderijos secretos, portal pra outra dimensão e exército de lacaios... Sim! Os dois realmente têm tudo isso. É a lógica dos quadrinhos de heróis. Embora ELAS não saibam que Darksied foi criado primeiro que Thanos, infelizmente, na altura do campeonato, VENCE quem saiu na frente. 

Vamos lá.
Ciborgue é apresentado como um personagem tão fresco que dá vontade de mandar o cara se lascar. "Minha vida ficou uma merda, tô com depressão pós-parto, ninguém me ama, mimimi..". De repente, lá está o cara hackeando a Bat Caverna? "Nossa, ele voa que nem o Homem de Ferro". sussurrou uma mulher atrás de mim. Batman tá perfeito. Mulher Maravilha tá perfeita. Flash é quase um Tirulipa do grupo. Embora algumas piadas se encaixem no momento exato, outras ficam infames e desnecessárias. "Eu sou rico?". Que porra de resposta é essa pra quem tá recrutando soldados pra evitar o fim do mundo? Sinceramente, não sei se entendi como um trocadilho irônico por causa do poder aquisitivo de Tony Stark (o que já soa como uma comparação de plágio) ou se aquilo foi a coisa mais tosca já dita por um super herói no cinema.

E segue o filme oscilando loucamente em "bom", "péssimo", " que legal", "massa", "bom", "mais péssimo", "mais péssimo" e "que porra é essa?". Cadê a cena do Comissário Gordon olhando pro Céu e dizendo "eu já esperava por você, blá, blá, blá"? Cadê a cena em que o Superman aparece de preto? E aquele sonho do Bruce Wayne com o Flash gritando "É a Lois, a Lois é a chave!". Chave do quê, caralho? rsrsrssrrs 
Bom, recalculando bem, EU ACHO que ele quis dizer ao Batman (no filme anterior) que a Lois Lane seria a única a pessoa certa pra acalmar Superman (no filme atual) assim em que ele ressuscitasse.
"Opa, calma, Clark.. não precisa ficar atordoado... Estou aqui, Eu tô aqui, blá, blá, blá". 

Bem... Se foi realmente isso, então cadê a porra da cena em que o Batman pede ao Flash que volte ao tempo pra avisá-lo? Era pra tá nessa Liga da Justiça, né?

Coisas assim são tão inaceitáveis quanto as benditas logomarcas que apareceram nos arquivos de Lex Luthor (Batman vs Superman - 2016). Afinal de contas, se Flash, Ciborgue e Aguaman nem eram heróis ainda, então quem criou a porra das logomarcas de cada um? 
Foi o próprio Lex Luthor? Ah, então o Lex Luthor é mais designer do que os designers da DC Comics. Mais rssrsrsr...


E custava colocar alguma cena do Aguaman conversando com peixes? Não...
ao invés disso, os "Jênios" se preocuparam em mostrar o cara desabafando sobre a vida porque a Mulher Maravilha lançou o mané com a "corda da verdade". Ai, ai...

Não, meu povo. Não façam isso com o meu rim.  Um monte de teaser dentro de Batman vs Superman nunca nem jamais resolveu como uma tentativa desesperada da DC de alcançar a Marvel no cinema. 
O maior problema da DC sempre foi a organização da Marvel através dos anos. Fase 1 lançou "tantos filmes". Na fase 2 lançou "mais tantos" e na fase 3 "lançou mais tantos".
Enquanto isso, ela só bagunçava os seus produtos, colocando metade no cinema e metade nas séries de TV - sem nem ao menos mencionar que todos eles viviam no mesmo planeta. 
Enquanto isso, os filmes solos de cada personagem dessa mesma Liga teimavam e teimavam em sair.  Tenho certeza de que pelo menos uma vez na vida você já pensou que tudo seria diferente caso a DC Comics realmente formasse "uma verdadeira" Liga da Justiça.

Pois é! Não formou.
E se 2017 tinha tudo pra ser o ano dos filmes...  Logan (março), Homem-Aranha (Junho), Thor (novembro)... Mas o que aconteceu de fato foi um festival de trailers e malditos Spots (aquelas cenas exclusivas financiadas por alguma empresa) pra alegria dos empresários e produtores. Pois atualmente essa cambada mercenária está mais preocupada em arrancar dinheiro com propagandas multi-milionárias de 30 segundos (uma ceninha extra aqui, outra acolá) do que satisfazer público e fãs. 

Resumindo:
Liga da Justiça é uma diversão garantida? 
Rapaz, se você tentar assisti-lo com o mesmo espírito que assiste Chaves (ou qualquer filme de ação dos anos 1980), beleza. Vá em frente. Apesar de tantos erros e tantos vacilos (têm cenas em que a luz na cara do personagem muda de ângulo a cada tomada), herança maldita por conta de tantas mudanças na produção.

Mas ainda assim, relaxa que, pelo menos pra mim, foi melhor do que Thor - Ragnarok e que Homem Aranha - De volta ao Lar. Só não é melhor do que  Mulher Maravilha (junho) porque Mulher Maravilha é calmo, preciso, gracioso e fenomenal, o melhor filme de 2017, enquanto que a Liga da Justiça, além de troncho, desembestado e fuleiro, fica muito, muito à desejar.

Quer queiram ou não, Stan Lee deve tá pulando de alegria.

*PS
A maior sorte da DC é que a Marvel não tá com 100% dos direitos autorais de seus personagens!!! Simples assim.

Mais isso é só uma questão de tempo!


Um comentário:

  1. Realmente cara isso eu concordo com você, eu esperei muito pelo filme mas eu ainda tenho algumas perguntas que ficaram no ar e sem explicação.
    1º As amazonas viram lacaios do wolf, porq lembra que uma cena na grande batalha aparece algumas delas se transformando e pq dessa vez não aconteceu?
    2º O pq a inteligencia do ciborgue identificou o o Super Man como inimigo, se logo depois estavam separando as caixas juntos.
    3º O pq excluíam Jhonathan(Lanterna Verde) cara ele tbm e um dos fundadores e não o ciborgue.(Fiquei triste com isso a pesar de gostar muito batman eu considero o jhon um cara muito forte tbm).

    Tenho outras peguntas mas não quero me precipitar pois eu sei que ainda vai vim filmes solos de Flash, Aquaman, batman e possivelmente ate do ciborgue apesar de não ter muito oque falar. Espero que muitas das perguntas de tipo do flash voltar e falar com o bruce dizendo que a lois e a chave realmente apareça no filme dele, e que explica o pq do aquaman não e respeitado como deveria ser o rei dos reis aquele que a população de atlatis realmente tem o orgulho de chamar ele de rei.
    Na minha opinião eles pegaram algo que poderia simplesmente fazer parte 1 e 2, foram cortando e cortado e cortando e pegamos o resumo do resumo, ta ai esse e o liga da justiça...
    Mas ainda tem muitas coisas para acontecer irei esperar para que os filmes solos faça uma ligação direta ao filme do liga da justiça esse que passou já ligando o poder de DARKSIDE pq ele só foi citado pelo o Wolf ele deveria ter pelo menos ter aparecido no planeta dele se vangloriando o seu poder militar mas ai deixa quieto...
    Bom concordo com vc em todos os pontos que levantou, mas como vc falou cada um gosta de um estilo diferente e também concordo que foi melhor que o Thor Ragnarok kkkkk que parecia que estávamos no show do tirulipa só piadas. Enfim e basicamente isso que tinha para falar e pode esperar a Liga da Injustiça chegar kkkk

    ResponderExcluir